Judiciário reconhece a primeira pessoa não-binária de Alagoas, entenda

Fênix é a primeira pessoa reconhecidamente não-binária de Alagoas, ou seja, não se identifica como homem ou mulher. A imagem que Fênix via no espelho por muitos anos não condizia com os dados da sua documentação, e foi durante o mutirão da justiça que o desejo de mudar o nome e omitir o gênero na certidão de nascimento foi possível, segundo Notícias de Alagoas, Correio de Alagoas.

Fênix afirma que esse reconhecimento é uma maneira de existir socialmente. “Eu senti que depois dessa audiência consegui nascer. Existir como deveria ser, sem a imposição desse sistema cisgênero que determina quem é homem e quem é mulher. Tem um campo político de existir socialmente, de entrar nos espaços e não ter que em alguns momentos falar o nome social e depois ter que falar o nome morto que não seja oficializado”.

A juíza Emanuella Porangaba, coordenadora do projeto Justiça Itinerante destacou a relevância da sentença inédita no judiciário alagoano e afirma que servirá como base para futuros pedidos que venham a acontecer. “A Fênix foi a primeira, certamente não será a última pessoa que se enquadra nessa situação. O poder judiciário já deu o primeiro passo e está de portas abertas para acolher essas pretensões justas, dignas e que conferem ao cidadão a mais plena cidadania, que até então isso era mitigado”.

O coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Uninassau, Vitor Montenegro, explicou que a petição pelo pedido foi solicitada por ele, as advogadas orientadoras do núcleo e seis alunos da instituição de ensino superior. “É um caso novo, emblemático e que teve a participação de gente nova. O Tribunal de Justiça de Alagoas vem passando por um momento de muita humanização e mais esse passo dado com certeza gera dignidade das pessoas trans, das pessoas não binárias, porque todos merecem ser tratados com dignidade”.

Para Fênix, o processo de mudança de nome e gênero é uma promessa de renascimento e pertencimento. “Eu tive convicção ‘nossa, é isso’. Agora eu existo, não só como Fênix, mas como uma pessoa que não se identifica nesse sistema realmente de ser homem ou mulher. A maneira como eu falo: Fênix da Silva Leite não é com dúvida mais, agora é certeza, eu existo nesse mundo”.

51 thoughts on “Judiciário reconhece a primeira pessoa não-binária de Alagoas, entenda

  1. Лучшие 10 программ https://www.cctvfocus.ru для видеонаблюдения. Программное обеспечение для видеонаблюдения. При выборе программного обеспечения важно учитывать наличие функции обнаружения объектов с использованием искусственного интеллекта.

  2. Лучшие 10 программ https://www.cctvfocus.ru для видеонаблюдения. Программное обеспечение для видеонаблюдения. При выборе программного обеспечения важно учитывать наличие функции обнаружения объектов с использованием искусственного интеллекта.

  3. Empowering Investors with EtherBank

    Investing in cryptocurrency doesn’t have to be complicated. EtherBank crypto investment simplifies the process, offering a secure and efficient way to grow your assets.

    Key Features of EtherBank

    Transparency: Real-time updates and blockchain integration.

    Support: Expert guidance through the EtherTalk investment platform.

    Flexibility: Customizable investment plans to suit your needs.

    Why Choose EtherTalk Investment?

    EtherTalk investment connects you with valuable insights and analytics. Whether you’re tracking market trends or exploring new opportunities, EtherTalk empowers you to make smarter choices.

    Take control of your financial future with EtherBank crypto investment. Join us today and experience the difference.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.